QUEM SOMOS

Associada à International Society for the Performing Arts (ISPA) e à Association of British Theatre Technicians (ABTT) e participante do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, a Relacionarte atua há mais de 15 anos no mercado cultural, acompanhando a formulação de projetos para a captação de recursos públicos e privados com a finalidade de viabilizar a elaboração de produtos culturais, bem como de eventos dedicados à arte e à cultura. Prestamos também assessoria jurídica à produção de filmes, programas de TV, exposições, espetáculos teatrais, gravação de CDs.

 

Nossa atuação abrange desde a apresentação de hipóteses contratuais e fiscais até o planejamento da obra como um todo, buscando a resolução de questões legais e, principalmente, a otimização e a viabilidade do processo de produção propriamente dito.

 

A Relacionarte se dedica a evidenciar o papel da arte como vetor de transformação social por meio da formulação e do gerenciamento de projetos culturais de impacto em São Paulo e no Rio de Janeiro, como a gestão executiva do projeto de reconstrução do Teatro Cultura Artística e do Theatro São Pedro, ambos na cidade de São Paulo. 

 

Somos referência em advocacia consultiva especializada nas áreas de cultura, entretenimento e economia criativa, atendendo a todos os agentes envolvidos nesses mercados. Prestamos assessoria para quem tem dúvidas sobre hipóteses contratuais e fiscais, direitos autorais e mecanismos de incentivo fiscal.

SANDRA RODRIGUES

Sócia

Sócia-diretora da Relacionarte, Sandra Rodrigues é advogada e atriz com formação executiva em Estratégias para Arte e Cultura (Executive Program in Arts & Culture Strategy) pela Pennsylvania State University e com especialização em Cinema & TV pela ESPM – Escola de Propaganda e Marketing (SP). 

 

Durante esses 15 anos em que trabalha no mercado de arte, atuou como consultora para gestão e desenvolvimento de projetos culturais e especializou-se em gestão executiva, planejamento estratégico e definição de modelos de negócio para instituições culturais e projetos independentes, especialmente os realizados por meio de leis de incentivo.

 

Reconhecida pela multidisciplinaridade de suas expertises, Sandra Rodrigues trabalha, desde 2006, no terceiro setor e presta assessoria em todas as etapas da cadeia de gestão cultural, desde a concepção criativa até a prestação de contas, tendo assinado a gestão executiva de diversos projetos e prestado consultoria para diferentes instituições.

De 2008 a 2012 atuou como gestora do projeto Complexo Cultural Luz, de autoria do escritório de arquitetura Herzog & de Meuron (Basileia, Suíça), iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Saiba mais aqui.

PRÊMIOS

Prêmio

Tim 2007

Produção executiva de Sandra Rodrigues no disco Tantinho, Memória em Verde e Rosa, reconhecido por sua importância no resgate do patrimônio imaterial da comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro. 

Prêmio da Música Brasileira 2010

Produção executiva de Sandra Rodrigues no álbum Tantinho canta Padeirinho da Mangueira, premiado na categoria Samba.